1. Qual a relação entre filosofia e
educação?
R= A Educação
exerce influências sobre os indivíduos. Estes ao assimilarem e recriarem essas
influências tornam-se capazes de estabelecer uma relação ativa e transformadora
em relação ao meio social. A Filosofia, ao longo da sua história, contribuiu
para esclarecer uma serie considerável de dúvidas, o que ajudou nas
transformações qualitativas na sociedade.
Tais contribuições e influências de ambos se manifestam através de conhecimentos, experiências, valores, crenças, modos de agir, técnicas e costumes por eles mediados.
Tais contribuições e influências de ambos se manifestam através de conhecimentos, experiências, valores, crenças, modos de agir, técnicas e costumes por eles mediados.
2. Como a educação pode ser um
instrumento de possibilidade transformação social?
R= A educação é um
fenômeno social e universal, sendo uma atividade humana necessária à existência
e funcionamento de todas as sociedades. Logo, a escola possibilita a mediação
em cuidar da formação dos indivíduos, auxiliar no desenvolvimento de suas
capacidades físicas e espirituais, preparando os educandos para a participação
ativa e transformadora nas várias instancia de sua prática social.
3. Como a educação reproduz a
sociedade? Explorar o aspecto crítico desta posição, no sentido de situar a
educação no contexto dos seus condicionantes sociais.
R= A educação
está aliada a ideia de desenvolvimento, assim sendo orienta para os mais
diversos caminhos e/ou áreas do conhecimento; realizando reflexões sobre o
conhecimento e formando o ser humano a buscar sempre o bem em si e para seu
desenvolvimento em sociedade.
4. Quais as contribuições da
Filosofia para a educação?
R= Contribuiu com
influências e modo de se manifestar através de conhecimentos, experiências,
valores, modos de agir, técnicas e costumes e que sempre tinha como objetivos o
ensinamento.
5. Caracterize as tendências
pedagógicas que acreditam que a educação é:
a) Redentora da sociedade:
concebe a educação como um meio de manter a organização social e resgatá-lo
quando for necessário. Considera a educação uma instância exterior e superior,
capaz de adaptar o indivíduo à sociedade e a integração de todos os indivíduos
no corpo social, sendo a educação considerada autônoma, ou seja, ela não recebe
interferências, ela é quem interfere na sociedade.
b) Reprodutora da sociedade:
afirma que a educação faz integralmente parte da sociedade e a reproduz.
Diferente da tendência anterior, esta aborda a educação como uma instância,
dentro da sociedade e exclusivamente ao seu serviço. Não redimindo suas
mazelas, mas reproduzindo no modelo vigente, perpetuando assim o modelo sendo
crítica e reprodutivista desde que aborde a educação a partir de seus
determinantes vendo somente como elementos destinados a reproduzir seus
próprios condicionamentos.
c) Transformadora da sociedade: é
crítica, busca compreender a educação como mediação de um projeto social.
Quando na medida em que interpretam a educação dimensionada dentro dos
determinantes sociais, com possibilidades de agir estrategicamente, sendo uma
instância social, entre outras, na luta pela transformação da sociedade, de sua
democratização efetiva e concreta, alcançando os aspectos políticos, sociais e
econômicos.
6. Releia o texto sobre as tendências filosóficas da
educação e selecione as informações solicitas abaixo:
HUMANISTA
TRADICIONAL
a)Visão/concepção de
homem
A
concepção humanista tradicional está marcada pela visão essencialista de homem.
O homem é entendido como constituído por uma essência imutável, cabendo à
educação conformar-se à essência humana. A concepção humanista tradicional se
distingue em duas vertentes. Temos a vertente religiosa, que tem suas raízes na
Idade Média e cuja manifestação mais característica tem como base as correntes
do tomismo e do neotomismo. A outra é a vertente leiga, que é centrada na ideia
de “natureza humana”. Essa vertente que inspirou a construção dos “sistemas
públicos de ensino” com as características de laicidade, obrigatoriedade e
gratuidade.
b) Tarefa da
educação
Transmitir
os conhecimentos acumulados pela humanidade segundo uma gradação lógica,
cabendo aos alunos assimilar os conteúdos que lhes são transmitidos.
HUMANISTA
MODERNA
a)Visão/concepção de
homem
A
concepção humanista moderna abrange corretes como o Pragmatismo, Vitalismo,
Historicismo, Existencialismo e Fenomenologia. Difere-se da concepção
tradicional, com uma visão de homem centrada na existência, na vida e na
atividade. Na visão tradicional dá-se um privilégio do adulto, considerado o
homem acabado, completo, em oposição à criança, ser imaturo, incompleto. Na
visão moderna, sendo o homem considerado completo desde o nascimento e
inacabado até morrer. Admite-se a existência de formas descontínuas da
educação, em dois sentidos. No primeiro sentido considera-se que a educação
segue o ritmo vital que é variado, determinado pelas diferenças existenciais ao
nível dos indivíduos. No segundo sentido, na medida em que os momentos
verdadeiramente educativos são considerados raros, passageiros, instantâneos.
São momentos de plenitude, porem fugazes e gratuitos.
b) Tarefa da educação
Adequar-se
as necessidades do indivíduo ao meio social em que está inserido, tornando-se
mais próxima da vida. Privilegia a inspiração e a sensibilidade, acentuando o
respeito à individualidade do aluno.
ANALÍTICA
a)Visão/concepção de
homem
Essa
concepção de Filosofia da Educação não pressupõe explicitamente uma visão de
homem nem um “sistema filosófico” geral. Ela diz que a tarefa da Filosofia da
Educação é efetuar a análise da lógica da linguagem educacional. O método que
mais se presta à tarefa proposta é o da chamada análise informal ou lógica
informal. Não se pode esquecer que se trata do contexto linguístico e não do
contexto sócio-econômico-político.
b) Tarefa da educação
Visa
efetuar a análise da lógica da linguagem educacional, examinando o nível de
consciência de professores e alunos a atingir um da realidade em que vivem na
busca da transformação social.
DIALÉTICA
a) Visão/concepção de
homem
A
concepção dialética também se recusa a colocar no ponto de partida determinada
visão de homem. Ela se interessa pelo homem concreto, que seria o homem como
“síntese de múltiplas determinações”. Entende-se que os problemas educacionais
não podem ser compreendidos senão por referência ao contexto histórico em que
estão inseridos. A concepção dialética defende que o movimento segue leis
objetivas que não só podem, mas devem ser conhecidas pelo homem. Encarando a
realidade como essencialmente dinâmica, não se vê necessidade de negar o
movimento para admitir o caráter essencial da realidade, nem de negar a
essência para admitir o caráter dinâmico do real.
b) Tarefa da educação
Mediar
a construção do conhecimento, criar situações de aprendizagem através da
discussão de ideias a quais serão determinadas como métodos para o ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário