Nestes últimos dias a sociedade brasileira presenciou o modo como professores foram tratados por conta de suas manifestações. Faça um resgate do pensamento de Antônio Gramsci, Bourdieu e Passerou explicitando como os teóricos explicariam os fatos ocorridos.
Primeiramente devemos entender melhor o conceito de manifestação, pois isto tem um significado expressivo que vai nos ajudar e entender o desenvolvimento do texto.
Uma manifestação é uma ação de conjunto em favor de uma causa ou protesto contra algo, geralmente em busca de direitos e tem o objetivo de demonstrar (em geral ao poder instalado), no caso a repressão do estado, o descontentamento com relação a algo que são em geral do âmbito político, econômico, e social.
No Brasil é comum esse tipo de ação, geralmente por falta de direitos e principalmente pelas desigualdades sociais. Dentre as principais falhas que existe em nossa sociedade está a educação, desde seu início foi esta a formadora da sociedade por isso tais conflitos. Atualmente tudo e todos estão reivindicando direitos, melhorias de condições e enfim, mudanças e a educação faz parte disso.
O comum seria alunos em busca de melhores condições, pois sabemos que estes nem sempre possuem tais privilégios que muitos outros possuem, e aí se encontra as desigualdades. Porem, direitos existe para todos, e não deixando de esquecer, dentro da educação o principal formador direto de um aluno é o professor, se este está desconte com alguma causa ou falha dentro do sistema é de direito o agir em favor da busca por melhores condições e igualdade, pois o professor tem uma formação intelectual que lhe dá a capacidade de manifestar seus pensamentos e opiniões.
Desde tempos atrás teóricos já tentavam explicar a educação e sociedade. Antonio GramsciDefende uma educação única, crítica e criativa, que desenvolvesse tanto competências predominantemente intelectuais quanto manuais (técnicas), possibilitando a autonomia dos sujeitos, e vemos isto quando um cidadão formado tem a capacidade de autonomia em suas ações, no contexto, o agir em ação de manifestações. Pierre Bourdieu analisou o funcionamento do sistema escolar e colocou em uma de suas frases e seguinte ideia “Não há democracia efetiva sem um verdadeiro poder crítico”, e esse poder crítico está em cada um de nós formados para agir em sociedade. Passeron analisou profundamente a desigualdade na sociedade, Na obra “A Reprodução” que foi criada por ele e Bourdieu fala sobre a desigualdade de classes e a relacionam com a probabilidade de êxito em todos os campos da vida. Em sumo, ele fala que o sistema elimina os fracos e não se preocupa mais em resgatá-los. Assim vemos que há desigualdades entre classes não só em sociedade, mas também dentro da educação que esta não deixa de fazer parte da sociedade, e os únicos que devem se “resgatar” de tais problemas são aqueles que fazem parte, e isso sempre acontece pelos mais fracos e oprimidos pelo poder de repressão que o Estado coloca, assim os que estão em posição de mais fracos vão buscar e lutar por em seus favor, havendo um conflito entres partes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário