Prática Pedagógica pode assumir diferentes sentidos e significados. Numa perspectiva racionalista, pressupõe-se a existência de uma realidade única que pode ser fragmentada em partes manipuláveis independentemente. Assim, só é considerado válido o conhecimento fundamentado na realidade tal como a captamos através de nossos sentidos. A prática pedagógica, nessa perspectiva, é o resultado da aplicação de conhecimentos teóricos extraídos de diferentes disciplinas científicas na resolução de problemas, percorrendo um caminho no sentido da ideia à ação, dos princípios teóricos à prática.
Numa perspectiva empirista, a realidade é construída socialmente pelo homem, ao dar significado aos objetos, situações e experiências vividas. É o homem o verdadeiro criador do conhecimento e da realidade e, nesse processo de construção, dá-se ênfase ao caráter intencional da atividade humana. Em um sentido contínuo de construção, como parte da experiência vivida pelos sujeitos e elemento essencial de transformação da realidade.
A prática pedagógica, nessa perspectiva, é o resultado de um processo que tem o seu início na própria prática, informada tanto pela teoria como pela situação particular vivenciada pelo ator.
Numa perspectiva realista, a realidade é concebida como totalidade concreta, como um todo que possui sua própria estrutura, que se desenvolve que se vai criando. Portanto, todos os fenômenos e acontecimentos que o ser humano percebe da realidade fazem parte de uma totalidade, ainda que este não a perceba explicitamente. Assim, o conhecimento de fatos ou conjunto de fatos da realidade é o conhecimento do lugar que esses fatos ocupam na totalidade da própria realidade. E como a realidade não é transparente, para compreendê-la, é necessário captá-la por dentro, em seus processos, em suas múltiplas relações.
Assim, a prática pedagógica não só expressa o saber educador como também é fonte de desenvolvimento educando, de uma forma liberal preparando o aluno para o desenvolvimento das suas aptidões com vista no papel social que ele irá desempenhar futuramente. E como progresso preparando o aluno para desempenhar um papel sociopolítico ativo na sociedade, partindo da análise crítica da realidade social vivida pelo indivíduo, despertando o desejo de evolução, desenvolvimento, aperfeiçoamento, superação.
Portanto, a prática do educador caracteriza-se pelo estímulo à imaginação e aos questionamentos interferindo diretamente na capacidade crítica dos indivíduos na sociedade, o progresso e desenvolvimento social, dessa forma sendo um formador de senso crítico e opiniões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário